sábado, 29 de janeiro de 2011

Um pouco mais de Black Swan

Quase todas as bailarinas blogueiras que ficam constantemente se atualizando em todo e qualquer assunto ja devem ter visto este vídeo. Achei no blog da Ana Yazlle o Plano B. E para não perder o costume resolvi compartilhar com vocês:

 Não achei nenhuma versão com legenda. ''Sorry''. Mas da para dar boas risadas pra quem não entende muito de inglês.

Agora, vejamos um assunto que achei super interessante: O preparo que Natalie Portman teve antes do filme.

9 kg, Isso mesmo. ELA EMAGRECEU 9 KG. E a Mila Kunis, a atriz que interpréta Lily, sua rival, emagreceu 9 KG também. ''Mila Kunis diz que ficou magra como o Gollum de 'Senhor dos Anéis' em filme''. (difícil uma bailarina macérrima admitir isso). De qualquer forma ambas ficaram lindíssimas em seus respectivos papéis.


Durante os seis meses anteriores à rodagem, ela (Natalie) fazia cinco horas diárias de treino com ballet e ''cross training'', e praticou a coreografia durante três meses. “Disciplina, foco, obsessão, esta era a zona em que transitávamos”, disse a atriz na coletiva. (ultimosegundo.ig.com.br). A bela também disse: "Eu comecei a me preparar um ano antes. No final das gravações, já treinava oito horas por dia". Natalie Portman que fez ballet quando era pequena, e foi convidada pelo diretor a fazer o papel em 2002.

De tudo o que ela disse, o que mais me surpreendeu foi:
Indagada se estava mais para cisne branco ou negro, a atriz respondeu que via o cisne branco como alguém que só tentava agradar aos outros, enquanto o cisne negro era alguém que tentava satisfazer a seus próprios prazeres. “Eu hoje tento fazer mais o que desejo, não o quê as outras pessoas querem ou esperam de mim.” (ultimosegundo.ig.com.br).

Achei uma entrevista dela no programa do David Letterman por sorte legendada (É curtinha mais bem bacana):


Quem diria que ela deslocou uma costela? ''Por sorte ficou uma sobre a outra, tive a sorte de ter uma outra por baixo'' Brinca a atriz.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Black Swan

Eu ando um pouco atrasada com relação a alguns assuntos. Ja faz algum tempo, que eu pelejo com essa postagem, e o motivo é que as vezes eu não sei se escrevo tudo o que vocês estão cansadas (os) de saber, ou se eu crio alguma coisa nova. MAIS ESSE É O PROBLEMA. Gosto muito de escrever, mas falta criatividade e um amplo vocabulário. Para fazermos uma boa crítica, somente assistir o filme não basta. Precisamos ler bastante a respeito para poder argumentar e opinar. Tantos assuntos, tantos textos, tantas opiniões. Confesso que ja li muita coisa sobre ''Black Swan''. Porém só serviu pra deixar a minha cabeça mais embaralhada. Vou tentar deixar o post com a minha cara. É o melhor que posso fazer e ainda por cima fica original. Ou quase...

Antes de tudo gostaria que soubessem que o filme é digno de ser visto no cinema. Ele ja foi lançado em Nova York. Mais aqui no Brasil nada. Então como eu achei online eu não resisti. Deixei o link la no fim do post. Quando lançar pretendo assistir novamente. 




Pra quem não conhece, ''Black swan'' ou Cisne Negro se trata disto:

Nina (Natalie Portman) é uma bailarina novaiorquina de 28 anos (não tenho certeza) que mora com a mãe - bailarina aposentada - e vive sob pressão da mesma. Faz seus estudos na companhia de ballet de Nova York onde naquele ano o espetaculo dançado seria ''O Lago dos Cisnes''. Sonho de toda e qualquer bailarina. A companhia ja tem a bailarina que representará odile/odette (Beth), ou seja, o papel principal, os problemas começam a surgir quando essa bailarina está velha demais e incapacitada para tais papeis. Enfim, essa bailarina se aposenta, e Nina passa ser a melhor opção para a peça.

Para entender melhor voce precisa conhecer ou pelo menos ter uma idéia desse ballet de repertório, vou tentar resumir:

O lago dos cisnes, se trata de um ballet dramático em quatro atos composto por Tchaikovsky. 

Atos resumidos, fiz o melhor que pude:
O principe Siegfried precisa escolher sua esposa. No fim de seu aniversário ele ve em um lago alguns cisnes brancos, e encantado pela beleza, decide caçar as aves. O que ele não sabe é que no meio daquelas aves existe uma princesa e suas donzelas sob o feitiço do Mago Rothbart. Todas as noites elas voltam a forma humana, e o feitiço só pode ser quebrado por alguem que realmente ame a princesa, e somente ela. Quando ele descobre isso, ele faz um juramento a Odette (a princesa) de que ele mesmo quebrara o feitiço. Na corte da rainha, aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O principe julga reconhecer que a filha do nobre cavalheiro Odile é a sua amada Odette, mas na verdade por tras das figuras do nobre e sua filha, escondem-se o tal mago e a feiticeira Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do principe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette. Os cisnes brancos tentam em vão consolar sua princesa. Mais Odette destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge o principe que explica a donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo outro. O mago impotente contra esse amor, decide se vingar dos dois e então inunda as margens do lago, Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe tomado pelo desespero se afoga nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes. O principe não sobrevive. É a morte de amor.
Vale ressaltar que em algumas versões quem morre é Odile.

(Texto retirado daqui. Modificado e resumido por mim). 

Continuando...
Ambos os papeis dos cisnes, tanto o branco quanto o negro, precisam ser dançados pela mesma bailarina, e Nina sofre com isso, já que ela tem toda a capacidade somente para a leveza do cisne branco. Porém falta a sensualidade do cisne negro. E embora, ela seja a bailarina mais esforçada da companhia - como diz sua mãe - falta incorporar o tal cisne negro, e se deixar levar - como diz o diretor do corpo de dança Thomas Leroy. A trama fica em torno disso. E é nessa hora que entra outra bailarina em cena. A Lily (Mila Kunis), essa sim possui sensualidade. E ela passa a ser mais uma opção para o papel. Surge então uma aparentemente ''doce'' competição, que por tras envolve até disturbios de personalidade. Isso faz com que ambas se conheçam melhor. Se voce ainda não assistiu ao filme, pule os textos abaixo. Pode perder a graça.


1- Nina retirando das costas, onde existem mais dessas, o que pra mim é uma pena negra, ou seja, nesse momento o cisne negro estava quase aflorando. Para mim, nota 10 como intérprete.


2- Cena que ocorre no final do filme e vemos claramente através dos olhos de Nina, que ela chegou a seu pronto máximo. CONSEGUIU INCORPORAR O TAL CISNE NEGRO.
 

3- A cena em que Nina se olha no espelho, pra quem não notou, pelo menos pra mim mostra bem o disturbio de personalidade que ela sofre. Não pelas feições em seu rosto, o rosto não evidencia nada. Na verdade é o espelho mesmo, ou seja, vários refléxos.


4- Enquanto eu fazia minhas pesquisas eu li em um comentário de algum site, alguém dizendo que a cena no qual ela encorpora o lado negro é digno de Oscar. Não há como discordar. Cena dignissima de Oscar.


Essa foto foi uma de minhas favoritas. Pra quem não sabe eu admiro muito essa posição, o tal arabesque penché. E toda vez que eu vejo alguma foto ou vídeo com ele eu fico admirando, e confesso que nunca vi ninguém executar dessa maneira. ADOREI.

Um pouco de ''backstage'' pra voces:

E mais backstage:


Trailer legendado:


Todas as fotos do post que estão neste Link. Eu retirei daí.
Fotos do Backstage: aqui
MONTAGENS FEITAS POR MIM.

P.s.: Assisti o filme online nesse link aqui. Se não me engano, depois de 72 min de filme ele trava. Aguarde 30 min e volte a assistir. ''Good movie''. Não se esqueça de voltar pra deixar a sua opinião.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Í fora Í fora Plágio

O plágio virou um assunto muito comentado no meio dos blogs de ballet. Já li sobre isso no meia-ponta, no planob, no reasontodance, no pontaperfeita... Enfim, tantos blogs postando sobre isso, e alguns deles plagiados (MOTIVO PELO QUAL O ASSUNTO FICOU FAMOSO), que resolvi me juntar e postar sobre isso. Plagiar é errado. É crime. Se quiser saber mais, basta visitar esses links acima, eles explicam muito bem o que é plágio, punição, e o que não fazer para plagiar. Na verdade explicam tão bem que resolvi não incrementar muito nesse meu post.

Na minha sincera opinião eu ja copiei muitos textos do google e não coloquei a fonte. Isso de plagiar nem passava pela minha cabeça. Depois que li sobre tal assunto no meia-ponta, comecei a repensar sobre todos os meus posts e venho modificando cada um. Ainda faltam alguns. O importante é não deixar passar. Se há algum texto que um dia voce pegou e não colocou a fonte, vá até ele e modifique-o. Não custa nada, e voce vai estar fazendo o correto. Isso vale não só para textos, como para fotos e vídeos também.

O que voce precisa fazer para não plagiar o texto de alguém:


1- Contate o Dono.
2- Aspas.
2- Créditos.
3- Fonte. (LINK)

No caso tirei a ideia desses tres pontos (contatar o dono, aspas, créditos, fonte) la do blog da Carol, o meia-ponta. O meu contém um itém a mais, porque eu acho que as vezes existem pessoas que escrevem e não gostam que incorporem, e muito menos usem para fins lucrativos. (GANHAR DINHEIRO)

É legal também, se voce permite que alguém copie seus textos, deixar em seu blog o que voce exige para quem incorpora o que é seu. No meu caso: Créditos e Fonte. Não me importo que copiem, desde que não façam com frequencia, meu blog é exclusivamente para eu mesma conhecer mais sobre esse mundo do ballet, e no final eu acabo passando o pouco que eu sei pra voces =D. Fico feliz por isso. 
Enfim, prestem bastante atenção. As coisas não surgem do nada, alguem merece créditos por isso. Quem? Quem separou um tempo quebrando a cabeça para escrever sobre tal coisa.

Boa sorte para voces e gritem comigo: Í FORA, Í FORA Plágio.

Meu primeiro selinho

Não sei muito bem como começar o post. Estou muito feliz, ganhei meu primeiro selinho da Ju (do blog bugigangasdaju). Sempre vi vários selos em vários blogs, e nunca imaginei que iria ganhar algum. Novamente Ju: MUITO OBRIGADA. Posso estar errada, mais isso deve ser um sinal de que meu blog está crescendo, e isso é muito gratificante. Bem vamos la:


As régras são: responder algumas perguntas e repassar para 10 pessoas.

1- Conte um sonho que você tem:
Ser a primeira bailarina. (#erameusegredo) 

2- Uma frase que te veio agora na cabeça:
Persistir sempre, desistir NUNCA.

3- Seu maior medo:
Morrer.

4- Um livro que você leu e ficou sonhando:
A régra é um livro, mais não tem como falar de ''O diário da princesa'' sem destacar a série inteira. RECOMENDO. (Pra quem gosta de coisas adolescentes kkk)

5- Seu melhor amigo (ou melhor amiga):
Se chama Richelle :).

6- Uma música que te faz sonhar: 
Love Story - Taylor Swift (A tradução é maravilhosa)

7- Você tem um amuleto? Qual é?:
Antigamente eu usava um piercing de celular com o terceiro olho. Hoje em dia uso somente um escapulario.

8- Conte um sonho que você teve e ficou com medo:
Isso eu lembro com clareza. Uma vez eu assisti um filme de zumbi. E no meu sonho eu estava assistindo o filme e ao mesmo tempo vivenciando ele, e isso tudo acontecia dentro da minha própria casa. Fiquei com MUITO medo.

9- Essa regra é a melhor de todas: sonhe, sonhe e SONHE!
(Confesso que não entendi muito bem o item 9, é pra continuar a frase?, se sim vamos la)

Porque a vida é feita disso. Sonhar é viver, sem sonhos não se chega a lugar algum.


E... o selinho vai para:

May Lopes
Helena Viana Riguetti
Carol Lancelloti
Mia Assumpção
Kekelzinha
Ana Yazlle
Ny
A bailarina
Flowers and Bubbles
Tays

Depois eu posto mais... Tempo eu tenho e de sobra mais as vezes me falta idéia.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Devo tudo a Polina


Sim, eu devo tudo a ela. Foi Polina quem me motivou, quem me fez subir um degrau, quem me mostrou que o ballet sempre esteve em meu coração, quem me fez conhecer o que realmente é dançar, quem me ajudou a tomar uma iniciativa que era somente minha e principalmente quem me trouxe de volta a um mundo chamado sonhos e esperança.
Obrigada Polina.

Bem, deixe-me explicar. Desde os meus 13 anos eu tenho vontade de voltar a fazer ballet. Porém, algumas coisas me impediram, como: Falta de tempo e de alguém pra me levar até a escola. Outra coisa que eu venho escutando desde quando eu disse que ia fazer ballet é: pra fazer ballet tem que começar cedo, vai fazer alguma coisa que da futuro, você tem 15 anos ballet é pra criança etc etc etc. Só que de uma coisa eu tenho certeza: ISSO NUNCA ME AFETOU NAS MINHAS DECISÕES. E hoje eu tive que ouvir isso tudo de novo, e a única coisa que eu disse foi: NADA DO QUE VOCES DISSEREM, VAI MUDAR A MINHA DECISÃO. E La fui eu, com um vestido comportado branco de bolinhas pretas, o cabelo com um rabo de cavalo baixo e no pé uma melissa toda delicada. Fui até a escola de dança pra fazer minha matricula. Meus avós que são uma benção na minha vida, apesar de não concordarem muito com isso, me levaram e disseram que vão pagar. As aulas começam dia 31 e vou fazer de segunda e quarta. Imaginem quanta ansiosidade. Esse mês não fico parada de jeito nenhum. Vou treinar em casa em quanto isso hahaha. #bailarinadedicada. SIM, já me considero uma bailarina. Logo eu serei mesmo.

Vou fazer aulas no Dânia Amaral, que é a escola mais próxima da minha casa. Quando estava conversando com a moça da recepção pelo que eu pude entender eu vou ter um PROFESSOR, e não uma professora. Eu não me importo. Deve ser uma experiência ótima ter um professor. E quando eu fui perguntar o que usaria no primeiro dia (já até queria adquirir o uniforme kkk)

Ela me disse: a pode vir com uma legging,
Eu: não não, eu tenho a roupa
Ela: a você tem collant?
Eu: sim, e tenho meia e sapatilha também.
Ela: ótimo então pode vir.

É bobeira de minha parte, mas só de poder mostrar a minha vontade pela dança eu já fico feliz. Acho que vou comprar uma meia branca e uma sapatilha branca. O Rosa da minha meia é meio que rosa demais hehehe. Vou me esforçar muito esse mês, pra chegar cheia de pique. E pretendo fazer uma dietinha básica pra perder os quilinhos a mais que eu ganhei nas férias. Já até imagino em um futuro próximo, uma barra de ballet com um espelho bem grande no meu quarto. A gente tem que abraçar o sonho não é? E pretendo voltar pra academia também. Não sei o que vou fazer com os gastos mais vou me virar!!! Ah já estou sentindo dores no corpo. Agora chega de falar de mim, e vamos falar um pouco sobre quem é Polina Semionova.



Polina Semionova nasceu em Moscou – Rússia em 1984. Ela é considerada como uma Prima Ballerina e é uma das mais jovens bailarinas a atingir este tipo particular de reconhecimento. Estudou na escola de ballet bolshoi e ganhou prêmios em competições de ballet superior, incluindo uma medalha de ouro no festival internacional de ballet de Moscou em 2001. Graduando-se em 2002, Semionova se juntou ao Ballet Staatsoper de Berlim como a principal, a convite de Vladimir Malakhov
Ela visitou o Japão com o parceito Malakhov ele lhe deu os papéis principais em O Quebra-Nozes e La Bayadère , durante sua primeira temporada, seguindo com o papel de Tatiana em Onegin, que se tornou seu papel favorito. Em 2003, com 19 anos de idade, Polina realizou com o ballet Nacional ingles, o Lago dos cisnes e recebeu opinioes de criticos ingleses que a aprovaram. No ano seguinte ingressou no Ballet Califórnia na sua produção de A Bela Adormecida, mais uma vez impressionando críticos.

Aparecendo dançando Herbert Grönemeyer - Demo (Letzter Tag), que foi posteriormente enviado para o site de vídeos mais popular ‘o YouTube’ , trouxe aos olhos do público a magia que contém em sua dança, sua técnica, sua paixão, e principalmente como ela traduz emoções quando dança!

Parceiros de dança:
Roberto Bolle , La Scala di Milano.
Vladimir Malakhov , Staatsoper de Berlim, American Ballet Theatre , Vienna State Opera , Stuttgart Ballet , Ballet Nacional do Canadá.  
José Manuel Carreno , American Ballet Theatre
Evan McKie , Ballet Stuttgart
Mathieu Ganio , Ballet Ópera de Paris
Igor Zelensky , Ballet Maryinsky.  
Jiri Jelinek, Ballet Nacional do Canadá.

Origem: Wikipédia.
Tradução: Eu e em algumas partes o Google kkk.




 
Bem, é isso. Post um pouquinho grande pra compensar o tempo que não apareço. E mais uma vez obrigada Polina, sua dança me fez voltar a sonhar! E pra fechar com chave de ouro, 2 videos que eu AMEI.



P.s.: Me aguardem que logo tem mais...