quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ballets de repertório II

Nesse post eu vou continuar falando de ballets de repertório como: O lago dos cisnes, Paquita e O quebra nozes.

O lago dos cisnes
O Lago dos Cisnes é um balé dramático em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Sua estreia ocorreu no Teatro Bolshoi em Moscou no dia 20 de fevereiro de 1877, sendo um fracasso não por causa da música, mas sim pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos, assim como a coreografia e a cenografia. O balé foi encomendado pelo Teatro Bolshoi em 1876 e o compositor logo começou a escrevê-lo.
Personagens: Principe Siegfried, Odette, A Rainha, Mago Rothbart, Feiticeira Odile, Cisnes Brancos, Convidados.
 
Ato I
No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha oferece ao filho como presente um arco e flechas e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.


Ato II
O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que ame apenas ela. Siegfried louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.


Ato III
Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O principe julga reconhecer que a filha do nobre cavalheiro Odile é a sua amada Odette, mas na realidade por baixo das figuras do nobre cavalheiro e a sua filha escondem-se o mago Rothbart e a feiticeira Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do principe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.


Ato IV
Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa. Mas Odette destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge o príncipe Siegfried que explica a donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. O mago Rothbart, impotente contra esse amor, decide se vingar dos dois e então inunda as margens do lago, Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfried tomado pelo desespero se afoga nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes. O príncipe não sobrevive. É a morte de amor.
Fotos:
Origem: Wikipedia.

Paquita
Paquita é um ballet em dois atos e três cenas, com libreto de Joseph Mazilier e Paul Foucher. Originalmente coreografado por Joseph Mazilier a música de Edouard Deldevez. Em 1847, Paquita foi encenado pela primeira vez na Rússia, pelo Ballet Imperial de São Petersburgo por Marius Petipa e Malevergne Pierre-Frédéric, sendo o primeiro trabalho encenado por Petipa, na Rússia.
Fotos:


Origem: Wikipédia.

O quebra nozes
É um dos três balés que Tchaikovsky compôs. O balé conta uma história de fantasia e magia, típicas do romantismo, e de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. Número de atos 2. Número de cenas 3. Ano de estréia 17 de dezembro de 1892. Local de estréia Teatro Mariinsky em São Petersburgo na Rússia.
(Cecilia Kerche e Vítor Luiz)
.

Origem: Wikipedia.
Espero ter sido util. E espero que eu tenha ajudado.

Fotos do post dedicadas as minhas seguidoras queridas! (Ny, *May, Juju)

5 comentários:

Anônimo disse...

Q lindo seu post. Parabéns, as fotos são apaixonantes. hehehe um grande beijo Juju

May Galdino disse...

Nussa Gabi!
Seu blog é tão perfeito que eu nem sei como só tem poucas pessoas como seguidoras!!!!

To dando 157 nas fotos pra variar!hehe

bjãO

Anônimo disse...

Oie pior que eu não tinha reparado mesmo! hehehe
Beijinhuuss Juju

Helena disse...

Oi... gostei muito do seu blog, se tivesse postanto isso a duas semanas atrás tinha mandado as minhas alunas ter pesquisado o trabalho delas aqui...era sobre repertório...fico feliz de ver que vc é uma menina muito interessada...vou visitar mais...bjos!!!

May Galdino disse...

Olá!
Estou anciosa pra vir aqui ler e pegar novas fotos hem...kkk
bjãO