sábado, 12 de junho de 2010

Roupa para aula de ballet

Nesse primeiro post sobre ballet, eu gostaria de passar pra voces, uma coisa que eu particularmente AMO, as roupas. Não os figurinos das apresentações, mas sim roupas pra usar dentro da sala de aula. Tem gente que pensa que basta colocar uma ''calça legging'' + uma blusinha e está ótimo porque o que realmente importa é como a bailarina dança, e não o que ela veste. Isso está correto? SIM! Quero dizer, em partes. O que realmente importa é como voce dança, sua capacidade, sua desenvoltura, mais essas não são as roupas mais adequadas, quero dizer, pra profissionais sim, mais para iniciantes não. Vou tentar explicar por que. Não tenho muita experiencia a respeito, mais pelo que acompanho é isso o que eu vejo.

Vejamos: algumas escolas possuem uniformes, outras deixam a seu critério, e não vale ir naquela lojinha pequena e escondida la do centro com artigos para ballet pra comprar uma ropitcha, sem ter referencias. A vendedora vai empurrar absolutamente tudo pra cima de voce, e vai dizer que ficou lindo. Não caia em papo de vendedora, isso eu ja vivenciei. Ela empurrou uma saia horrivel que me arrependo de ter pago 40 reais (acho que foi esse o preço). Então quando for comprar, evite fazer um carnaval e comprar tudo o que ver pela frente. Existem muitas opções. SIM. Lindas? Claro, uma mais linda que a outra. Mais devemos usar com bom senso sabendo pesar cada peça de roupa, pra que o look fique equilibrado, confortável, e para que sua professora possa acompanhar seus movimentos e corrigir o que estiver errado. SIM, a roupa é muito importante nessa hora, porque se ela for larga demais, acaba escondendo certos defeitinhos que por menor que sejam podem comprometer o seu desenvolvimento.


Aqui vão algumas dicas:
- Primeiro: você precisa se sentir a vontade.
- Segundo: esqueça as roupas das outras alunas.
- Terceiro: tenha bom senso.

Mais dicas:

- 1: De sempre preferencia à meia calça, ela ajuda nos movimentos e é mais confortável que a calça legging.


- 2: Mesmo que você não goste do collant mais barato porque é o mais simples, também dê preferencia a ele. Pois para as aulas precisamos do básico, deixe o resto do dinheiro para coisas mais importantes. Escolha com ou sem manga, vai de você, mas converse com sua professora antes. E o preto é a cor mais indicada.


- 3: A saia. Nem todas as professoras gostam que suas alunas usem saia, calça ou shorts na aula, pois ela precisa acompanhar seus movimentos e corrigir o que esta errado (como eu disse), e muitas vezes a saia esconde isso! Mesmo que seja uma graça as saias, e ainda existem aquelas que modelam a cintura (acredite eu tenho e não gosto, aquela que a mulher me ''obrigou a comprar'' u.u kkkk)


- 4: A sapatilha. É mais do que aconselhavel comprar a de tecido primeiro. Mesmo que você prefira as de couro pois duram mais (e são mais caras). Com relação a sola, também converse com sua professora, pois existem as solas inteiras e as divididas, dizem que pra se usar a dividida há a necessidade de se possuir maior sustentação no corpo, porém pra mim são todas as mesmas coisas. E com relação às tiras, eu acho que é opcional. Tanto a unica, quanto a cruzada!


- 5: O cabelo: NUNCA faça uma aula de cabelo solto (exceto quando há alguma aprensentação que exija isso). É horrivel, não é coisa de bailarina. E muito menos de rabo de cavalo. Faça um coque, e prenda a franja com tic tac (tipo grampo), evite usar tic tac colorido. Não é preciso usar gel nas aulas. Só em apresentações. E a redinha eu acho que também é opcional! Prenda bem o cabelo pra não ter preocupações extras no meio das aulas, ja basta a preocupação com nosso corpo, não precisamos de nada além disso.

- 6: NUNCA ande com sua sapatilha como se fossem sapatos na rua. É nojento, e indelicado, e sua professora não iria gostar de ver.

- 7: É sempre bom depois da aula, trocar de roupa. Pois assim você às conserva, e guarde sempre sua sapatilha em um saquinho, pois é higienico.

- 8: Leve suas roupas em uma bolsa grande.



- 9: Em dias de frio use polaina (amo), perneira, short ou calça de lã:



(polaina, calça, perneira)

- 10: Descarte TUDO o que for desnecessário. Imagine voce no meio de uma aula quando seu relógio começa a apitar, ou quando sua pulseira arrebenta e voce para pra pegar e guardar? Ruim não é? Então va livre de preocupações.


Só mais umas coisinhas importantes:

- 1: Postura. Mantenha sempre a coluna ereta. Sua professora vai gostar de ver. Mais também não precisa exagerar e ficar como uma modelo, com as costas para tras. COLUNA ERETA é manter o corpo não tão reto, e não muito curvado.

- 2: Tem sempre as alunas não-receptivas que fazem cara feia e cochicham de você. Não de ouvidos. Busque aprender a cada dia mais e mais, e quanto mais elas falam de você, mais pra tras elas ficam. Evolua, absorva, repita em casa. treine o que você tem mais dificuldade. Mostre a sua professora que você tem garra, tem vontade. Sinta as dores do ballet. Busque flexibilidade.

- 3: Quando estiver nas aulas, esvazie sua mente, se concentre, não converse, tire duvidas, se não entender o nome de algum exercicio, pergunte novamente. É importante saber os nomes.

- 4: Não puxe o saco de sua professora. Pois não importa o quão boa você acha que está. Sua professora quer que você fique 1000 vezes melhor que isso!

- 5: Antes de sua professora chegar, se possivel fique na sala, e se quiser alongue. É bom, acredite. Prepare seu corpo, mesmo que no começo das aulas exista o alongamento que a professora passa!

- 6: Se quiser ter futuro, as aulas semanais não bastam. Separe um tempo em casa, e coloque uma música classica.

- 7: Se for pra chegar atrasada, é preferivel faltar! ENTÃO NÃO SE ATRASE.

O IDEAL PRA MIM: COLLANT PRETO + SAIA PRETA (opcional)+ MEIA CALÇA + SAPATILHA (meia ponta).

Quanto a sapatilha de ponta, não entendo nadica de nada gente rsrsrs sorry... Mais daqui a algum tempo eu vou ter que saber mesmo. HAHAH 

Fotos retiradas do site da capezio.
Montagens feitas por mim. 

28 comentários:

Anônimo disse...

Amei cada palavra escrita aqui!! Parabéns! Abraços!

Maelly Cristina Ferreira disse...

Lindoooo seu blog ameiii!
Amo balé (:

Gabrielle disse...

Muito obrigada gente, fico feliz de saber que vocês gostam!

Anônimo disse...

Comecei a fazer aulas tem umas duas semanas, tô tendo muita dificuldade. E vendo tudo o que você disse, percebi que me preocupava demais com o vestuário, sendo que o mais importante é a dança. De que adianta ter um figurino lindo se não dançar nada?

Gabrielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabrielle disse...

Olá querido (a) anônimo (a), na próxima deixe seu nome hehe! É verdade, as vezes nos preocupamos com coisas efêmeras. E o que realmente importa é a dança. Apenas dance! Volte mais vezes, e fico feliz por ter ingressado no ballet.

Anônimo disse...

Adorei seu blog!


Recomeco minhas aulas de ballet dia 1de fevereiro. Minha paixao! Estou muito ansiosa...
Estou parada ha muuuiito tempo, mas felicissima em recomecar.
Pensando nisso meu marido fez uma coleção de camisas com estampas de ballet (as estampas podem ser em todos os tecidos e todos os tamanhos). Ai pensei porque nao comercializa-las? Nasceu a Stamparia Carioca, com a coleção Deux Pieds. De uma olhada no Facebook Stamparia Carioca, e deixe o seu comentario.


Abracos a todos,

Roberta Souza.
Stamparia Carioca

Anônimo disse...

Boa noite!

Adorei o blog! Depois de muitos anos voltei, tao dura, e fiquei dolorida! Mas nao desisto! Vou melhorando! Por causa da minha volta ao ballet. Meu marido fez estampas para camisas com a nobre danca como tema. Nasceu a coleção Deux Pieds, da nossa marca Stamparia Carioca, estamos no Facebook Stamparia Carioca.
Depois conto como estou me saindo...

Um abraco a todos!

Roberta Souza.

Gabrielle disse...

Ola Roberta, parei de escrever no blog e vi seu comentário só agora! Fiquei muito contente e espero que volte para dar notícias!

Beijos

Anônimo disse...

Há em alguns lugares q apos os 15 min. de aula vc não pode mais entrar...Mas aonde eu faço, como não sou muito de chegar atrasada e quando chego minha professora diz "Antes tarde do que nunca.".Mas não é bom chegar atrasada.

Anônimo disse...

adorei suas dicas

dayanne alves disse...

boa noite!!
é um grande privilégio para mim deixar um comentário.
eu amo o ballet clássico. e amo também as roupas.
mas eu tenho uma duvida.
como no meu caso eu tenho um problema no joelho,e não sei ainda abrir escalas.
gostaria de saber o que eu devo fazer? para não ter problemas depois? eu queria que vc me respondesse.

Anônimo disse...

Olá gostei muito e amo ballet, mas tenho uma dúvida, já faço ballet há dois anos quando é que acha que eu vou usar as pontas (sapatilhas de ponta)??

Stamparia Carioca disse...

Obrigada! Parei por falta de tempo com a Stamparia Carioca, mas ja estou voltando! A danca e meu amor eterno! <3

Um abraço,

Roberta
Stamparia Carioca.

Unknown disse...

eu voutei a fazer ballet em fervereiro desse ano e to achando maravilhoso eu queria muito escalar mas ainda to tentando colocar a borborta no chao.
Mas eu acreito que ate o final do ano eu ja to escalando.

Estefania disse...

Amei o seu comentário mais ainda não tirei minhas duvidas já já começo a fazer Ballet e não sei necas nada de plie ou sei lá e não consigo fazer spacate isso é importante para iniciantes estou preocupada e mais uma coisa sobre as apresentações eu terei que comprar agora (se tiver apresentações)Eu cheia de duvidas e seu blog esclareceu muitas delas
obr bjx com chocolate

Anônimo disse...

adoro bale

Anônimo disse...

Amei! Cada palavra, cada dica que você deu vai me ajudar muito quando eu começar a fazer. Obrigada mesmo!*-*

beatriz fonseca disse...

olá, vou começar agora o ballet no grau 1 e eu vou comprar a roupa do ballet mas nao sei qual é pode-me mandar imagens???

beijinhos

Anônimo disse...

Ola!!! Bom, vim pedir que dêem uma olhadinha em meu blog, é de ballet, tenho certeza que todos bailarinos e bailarinas iram adorar!! E se vocês gostarem sigam por favor, des de já fico grata! :D

Blog Entre plìes e arabesques

http://entrepliesearabesques.blogspot.com/?m=1

Anônimo disse...

Oi queria dizer que adorei todas suas dicas sempre tive o sonho de dancas ballet mas eu nao tinha ideia quais eram as roupas dia 23de fevereiro inicia as aulas e agora ja sei o que devo comprar

Anônimo disse...

não achei o que eu queria

maya disse...

valeu por suas palavras, eu comecei a dançar ballet há umas semanas e estava com dificuldades com relação a roupa (e as pessoas), mas agora entendi que a dança é mais importante do que essas simples coisas.

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber de como combinar a sapatilha meia ponta vermelha com o resto do uniforme que cor de colante usar?

Unknown disse...

Eu acho muito bom balé

Unknown disse...

Eu acho muito bom balé

Unknown disse...

Olá,boa noite! O q seria calçola para balé?! Procurei saber sobre isso mas nada eu encontrei!

Jeozinha disse...

Amei vou comprar uquanto antes