quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ballets de repertório I

E vamos aos lindissimos ballets de repertório.. Como: Coppélia, Dom Quixote e Giselle.

Coppélia
Introdução: Coppélia é um ballet cómico-sentimental com coreografia original de Arthur Saint-Léon, com libretto de Saint-Léon e Charles Nuitter, e música de Léo Delibes. Baseia-se numa história macabra de E.T.A. Hoffmann intitulada "Der Sandmann" publicada em 1815. O ballet estreou a 25 de Maio de 1870 na Ópera de Paris, com Giuseppina Bozzachi no papel principal. Um primeiro momento de sucesso foi interrompido pela Guerra franco-prussiana e pelo cerco de Paris, tornando-se, posteriormente, o ballet mais representado na Opera Garnier.

(Giuseppina Bozzachi)
Ato I
Swanilda, a jovem mais bonita da aldeia, está noiva de Franz.
Certo dia ele fica encantado por uma moça que todas as tardes dedica-se à leitura na janela da casa do Doutor Coppelius, um velho que fabrica brinquedos e com uma reputação de bruxo. Ele faz de tudo para chamar a atenção dela: a chama para descer, convida-a para dançar, manda beijos, mas não obtém reação. Swanilda os flagra e promete vingar-se. Ela acaba por interrogar Franz sobre o acontecido, durante uma discussão.
Muda a cena. Na praça, os camponeses estão a dançar a mazurca enquanto Swanilda e Franz fazem um encontro forçado pelos amigos. Swanilda diz não ouvir o barulho de seu trigo, mas ele insiste que ouve, o que significaria a harmonização do amor entre o casal.
Os jovens e Franz decidem fazer uma brincadeira com doutor Coppelius, na qual sua chave fica caída no chão e Swanilda e suas amigas pegam-na e entram na casa do Doutor coppelius.

Ato II
Interior da casa do dr. Coppelius.
Swanilda descobre que Coppelia, a tal moça dedicada à leitura, na realidade é uma boneca. Nesse momento, o dr. Coppelius entra e flagra as moças, que fogem, mas Swanilda permanece escondida na varanda de Coppelia e resolve vestir sua roupa e fingir ser a boneca. Vários bonecos e bonecas dançam: escocesas, espanholas, arlequins, como também o repertório amigas de Coppélia, etc.
Doutor Coppelius, intencionando insuflar vida a Coppelia e não percebendo ser Swanilda, começa a realizar mágicas. Pensa ter conseguido quando Swanilda dança, mas ao teimar com o velho e mexer nos bonecos, é mandada de volta para a varanda.
Franz invade a casa atrás de Coppelia e Swanilda e eles se encontram. Tanto Franz quanto doutor Coppelius descobrem a verdade.


Ato III
Na aldeia, celebra-se o casamento de Swanilda e Franz. Após a noiva jogar o buquê, o Dr. Coppelius aparece se queixando da destruição de seus bonecos. Os noivos lhe dão então o dote de Swanilda como indenização. Ele vai embora satisfeito. Os noivos e depois todos os convidados dançam, finalizando a peça.

Fotos:


Origem: Wikipedia.

Don quixote
Introdução: Don Quixote é um balé encenado originalmente em quatro atos e oito cenas, com base em um episódio retirado do famoso romance Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. Originalmente coreografado por Marius Petipa a música de Ludwig Minkus. Primeiro apresentado pelo Ballet Imperial de Bolshoi no Teatro de Moscou na Rússia em 26 de Dezembro de 1869.

 Fotos:
(Ana Carla Cabral)

Origem: Wikipédia.

Giselle
Introdução: Giselle, dançado ao som de músicas familiares pelo balé francês e compositor de ópera Adolphe Adam, é balé da Era Romântica primeiro dançado em Paris em 1840. É um dos poucos balés dessa tradição que ainda é apresentado nos palcos, dançado em tutu romantico (saias de bailarina na altura da panturilha). A versão que vemos hoje não é muito semelhante à original, onde a mais famosa dançarina da época, Fanny Essler tinha cena louca lírica no final do primeiro ato. A morte de Giselle no primeiro ato foi adaptado por um ataque do coração, pois em sua primeira apresentação, Giselle se suicidava com uma espada. Essa primeira versão causou choque na época, por essa razão foi feita a mudança. Giselle saiu do repertório europeu até que foi revivido por Sergei Diaghilev em 1910, uma surpreente mudança de ritmo para o balé russo de vanguarda. O papel de Giselle é um dos mais procurados no balé, já que exige tanto perfeição técnica quanto excelente graça e lirismo. Várias das mais habilidosas dançarinas representaram esse papel incluindo Aurea Hammerli, Ana Botafogo, Cecília Kerche, Carlotta Grisi (para quem Théophile Gautier criou o papel) e Anna Pavlova.

Fotos:


Propositalmente eu coloquei os atos só no Ballet Coppélia. Achei que ia ficar muito grande o post, e muito cansativo. É isso. No próximo post eu vou continuar falando sobre ballets de repertório.

Origem: Wikipedia

Fotos dedicadas a May!

6 comentários:

May Galdino disse...

Lindo post gatona!
Vou copiar tudo e imprimir só pra mim (roubei as fotos hem..)
kkkkkkkk

Eu particularmente amooooooo Gisele!

Muitos beijos!

Anônimo disse...

Parabéns seu blog é muito lindo! Amei este post beijinhus Juju

helenynhamei.blogspot.com disse...

Gabi!
Muito lindo esse Ballet de Repertório!
Continue escrevendo, vou ler todos!
Amei!
Abração!
Ny!!

Anônimo disse...

Essas fotos são apaixonantes, ballet de repertório é realmente algo mágico! Beijinhus Juju

May Galdino disse...

Olá!
Passei pra dizer que já peguei as fotos!
São simplesmente apaixonates

Gabrielle disse...

obrigada seguidoras lindas! estarei sempre dedicando tudo a voces!